FCDL-RS projeta boas vendas para o Dia dos Namorados

Por Gabrielle Pacheco

 A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) estima que as vendas do varejo gaúcho voltadas ao Dia dos Namorados, nesse ano, tenham um crescimento na ordem de 6% a 8% em relação ao mesmo período de 2017. De acordo com Vitor Augusto Koch, os principais fatores que reforçam a projeção de um cenário positivo de vendas para a data romântica dizem respeito a melhoria da renda interna do Rio Grande do Sul.

Tradicionalmente, 12 de junho é uma data em que os casais enamorados costumam buscar presentes que surpreendam seus pares e nesse ano não deve ser diferente. Ainda assim, a expectativa é que produtos como roupas, calçados, perfumes, cosméticos e joias estejam entre os preferidos para aquisição. Os ramos de consumo onde ocorrerem promoções de impacto, como o segmento de smartphones e outros eletrônicos, poderão, também, atrair a atenção dos consumidores.

Temos observado que os consumidores estão buscando, desde 2015, a melhor relação custo-benefício nos produtos que adquirem. Por isso, o ticket médio dos presentes para o Dia dos Namorados, que foi de R$ 95,00 em 2017, deve ficar na casa dos R$ 103,00 nesse ano”, destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Mesmo que a expectativa de vendas seja positiva, os resultados poderiam ser melhores caso o clima de incerteza política e econômica não fosse ainda tão forte entre os consumidores, que estão mais prudentes na hora de fazer compras.

Outra decisão importante do consumidor diz respeito a forma de pagamento dos presentes. A maioria deve optar por pagar à vista o que for adquirir, uma vez que os juros do cartão de crédito e do cheque especial seguem proibitivos. A melhor alternativa de crédito para o consumidor é uso do crediário próprio das lojas, com o uso do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Para os lojistas é importante intensificar a qualidade no atendimento na medida em que os presentes do dia dos namorados possuem um caráter mais sentimental do que qualquer outra época do ano. Em princípio, as mulheres tendem a gastar e presentear mais do que os homens.

Foto: divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar