O Dia do Amigo e o Dia dos Avós, celebrados respectivamente em 20 e 26 de julho, representam uma boa oportunidade para os lojistas gaúchos aquecerem suas vendas no sétimo mês do ano de acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS). Estas datas comemorativas já têm há algum tempo movimentando o comércio gaúcho em um período do ano até então marcado por diminuição do consumo.
O Dia dos Avós, por exemplo, tem anualmente levado mais consumidores a buscarem nas lojas a lembrança com a qual irão presentear os vovôs e a vovós. Em um país como o Brasil, onde a expectativa de vida da população vem crescendo, o mercado voltado para esse público mostra potencial de expansão. “Temos observado uma representatividade interessante do Dia dos Avós no calendário do comércio no RS e no Brasil. Isso leva os lojistas a pensar em promoções especiais e campanhas específicas para marcar a data. E os números mostram que as vendas no Dia dos Avós vem aumentando progressivamente ano após ano, em uma média de até 5% anual”, assinala o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O dirigente também destaca que, com o preparo adequado, boas iniciativas de marketing e atendimento personalizado ao cliente, os lojistas têm nessa data mais uma boa oportunidade de impulsionar suas vendas. “Outro detalhe importante nesse processo de valorização dos avós é o forte apelo emocional que a celebração traz consigo, mostrando a importância deles no núcleo familiar. Quando o lojista compreende o potencial desse novo e crescente mercado, ganha condições de criar técnicas que sensibilizem o público e gerem resultados de vendas positivos”, avalia Koch.
Na opinião do presidente da FCDL-RS, o comércio gaúcho está plenamente preparado e com inúmeras opções de presentes para celebrar o Dia dos Avós. Para ele, é importante lembrar que não é só com artigos de vestuário que se comemora essa data. Produtos que mexem com a vaidade da avó e do avô, como flores, perfumes, acessórios para o corpo e, eletrônicos, também são opções. “Além disso, o consumidor que valoriza as lojas da cidade onde reside está ajudando a gerar e manter empregos e fortalecer a economia municipal. Procurar o presente dos vovôs e vovós nos estabelecimentos comerciais locais também possibilita auxiliar os lojistas gaúchos a amenizarem os efeitos prejudiciais causados pelas inundações de maio”, pondera Koch.
Para incrementar as vendas na data, a FCDL-RS sugere que os lojistas lembrem aos seus clientes, via contato direto e em suas redes sociais, sobre o Dia dos Avós e a importância de presenteá-los. Outro aspecto é apostar em produtos que causem emoção e expressem sentimentos, além de ofertar uma variedade de artigos que proporcionem mais opções de escolha ao consumidor.
Dia do Amigo
Já o Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, surge como um momento ideal para os lojistas estreitarem relações com os consumidores e mostrar que todos têm um amigo especial para homenagear. “Uma campanha especial para o Dia do Amigo pode ser recheada de ofertas e ações promocionais para comemorar as boas amizades, o que possibilita aquecer as vendas. A amizade é um dos bens mais valiosos de nossa existência e por isso muita gente tem o hábito de prestar homenagens e presentear as pessoas queridas em forma de reconhecimento e agradecimento”, lembra o presidente da FCDL-RS.
Koch destaca ainda algumas dicas para vender mais no Dia do Amigo. Entre elas, apresentar diferenciais para os clientes, como kits de presentes destinados aos vários tipos de amigos; oferecer vale-presentes com valor estipulado, o que tanto funciona como uma grande vitrine para conquistar novos clientes, como faz a alegria do felizardo que ganhou o vale.
Ações promocionais para despertar a vontade do consumidor em encontrar o presente para o Dia do Amigo também podem ser importantes. Tipo “compre um e ganhe o do amigo”, “indique um amigo para ganhar“ ou “compre um e ganhe desconto para levar para o amigo” são alguns bons exemplos que podem ser aplicados pelos lojistas.