A proximidade do fim das obras no complexo Scharlau, em São Leopoldo, é considerada um alento aos transportadores, que afirmam estar sentindo de forma expressiva prejuízos em função das obras e reparos que vão além do tempo esperado. O setor e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avaliam a via como uma das mais importantes para o escoamento da região.
A integrante da Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística (Comjovem) Porto Alegre, Taís Lorenz, ressalta que a obra é extremamente importante para a região. “Já sentimos os benefícios, tanto para quem vai de Portão em direção a Porto Alegre quanto para quem segue para Novo Hamburgo. O trânsito agora é livre, com passagem facilitada pelo viaduto, que inclui uma sinaleira de pedestres rápida. Para quem vem da Grande Porto Alegre, o antigo congestionamento causado pela sinaleira foi eliminado, proporcionando um fluxo contínuo. Esta obra melhorou nosso trajeto em cerca de 50% a 60%, apesar de ainda haver alguns cones e áreas em finalização. É uma melhoria significativa para a região, trazendo mais agilidade para os caminhões e veículos”, enfatiza Taís.
Outra preocupação na região está em acelerar o progresso na obra da Ponte do Rio do Sinos. “É hoje um gargalo e o que se vê é um andamento muito devagar. Parece que não sai do lugar. É crucial acelerar o progresso naquele ponto para não perdermos os benefícios do fluxo que está sendo liberado pela Scharlau”, acrescenta a integrante do Comjovem.
Mesmo com o avanço na região, as condições gerais das estradas são motivos de preocupação para empresas do setor, que encaram prejuízos financeiros nas frotas por conta de custos elevados de manutenção dos caminhões e de insumos como pneus. “Hoje o maior problema é a qualidade das estradas em todo o estado, principalmente os buracos. Vemos frequentemente o fluxo ser interrompido para consertar buracos, que reaparecem em poucos meses. É fundamental haver a manutenção constante das vias”, finaliza Taís.