O 1º Seminário de Drenagem Adaptada à Nova Realidade será realizado na próxima sexta-feira, 13 de setembro, no Auditório do Memorial da Unisc, em Santa Cruz do Sul, a partir das 13h. O evento, aberto à comunidade, terá debates sobre soluções e sistemas que podem ser implementados ao Vale do Rio Pardo como alternativas para adaptação dos municípios aos eventos climáticos extremos. Soluções para drenagem urbana e rural e formas sustentáveis de gestão destes recursos nas cidades estão entre os temas do evento.
De acordo com o coordenador da Câmara Setorial do Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Ricardo Konzen, a experiência vivida pela região durante os eventos climáticos extremos dos meses de abril e maio criou uma nova realidade no que se refere a drenagem hídrica no Rio Grande do Sul. “Entendemos que este é o momento para criarmos esta discussão de capacitação técnica, para buscar ferramentas para melhorar a capacidade nos nossos municípios em combater situações semelhantes ao que passamos”, aponta o coordenador.
Konzen revela ainda que os estudos do clima mostram que situações extremas tendem a ser mais frequentes a partir de agora, situação que obriga a região a criar formas de resposta e adaptação diante desta realidade. “Um evento igual ao que passamos impõe uma melhoria à nossa capacidade de controle e resposta. Projetos modernos de drenagem hídrica ajudam a controlar e gerir as águas das chuvas em excesso. Nossa não atenção a isto implica nas inundações, erosões de solo, poluições acabam sendo efeitos que acompanham toda a destruição registrada neste ano”, recomenda o especialista.
Para a presidente do Cisvale, Sandra Backes, a realização do Seminário Drenagem Adaptada à Nova Realidade cumpre um papel indispensável junto às gestões municipais, não apenas no Vale do Rio Pardo, mas de uma forma geral, a todo o Rio Grande do Sul, fortemente atingido durante as enchentes do mês de maio. “Precisamos criar alternativas a esta situação, pois o clima está diferente e nós, gestores municipais, precisamos ter a iniciativa de programar os municípios para o futuro. É indispensável este evento no nosso atual momento, porque nossa capacidade de resposta aos eventos climáticos necessita ser melhorada”, pontua a presidente.
O 1º Seminário Drenagem Adaptada à Nova Realidade está com inscrições abertas. Os interessados em participar podem acessar o formulário digital pelo link https://bit.ly/SeminarioDrenagem. A ação é uma realização do Cisvale em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Centro Socioambiental da Unisc, Conselho Municipal do Meio Ambiente de Vera Cruz (Comdema), Cisvale, com apoio do CREA-RS, Corede Vale do Rio Pardo, com patrocínio do Sicredi.
Programação
- 13h – Abertura no Auditório Memorial da Unisc;
- 14h – Eventos extremos: a segurança climática na perspectiva das melhoras práticas de sustentabilidade ESG – Professor Doutor Marcelo Dutra da Silva (Universidade Federal de Rio Grande – Furg);
- 14h30min – Novas Tecnologias na Área de Drenagem Urbana – Engenheiro Especialista Eduardo Kayser Torri (Torri Engenharia e Saneamento);
- 15h20min – Sustentabilidade Financeira de Serviços de Drenagem – Professor Doutor Guilherme Marques (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS);
- 16h – Modelagem Hidrológica e sua importância no planejamento da drenagem dos municípios – Professora Mestre Sofia Royer (Universidade do Vale do Taquari – Univates);
- 16h40min – Soluções de Drenagem para o Meio Rural – Professor Mestre Marcelo Kronbauer (Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc).