As três últimas escolas municipais de São Leopoldo que ainda não haviam retomado as atividades após as enchentes voltarão às aulas na próxima segunda-feira, 26 de agosto. Com os retornos das escolas de educação infantil Brinco de Princesa, Acácia Mimosa e Girassol, todas as 18 instituições de ensino do município atingidas pelas inundações estarão em funcionamento.
A Emei Brinco de Princesa, no bairro Vicentina, foi completamente recuperada, com a substituição dos pisos e pintura, revisão da rede elétrica e renovação das divisórias de gesso acartonado. Além disso, foram realizadas limpezas extensivas, substituição da areia da pracinha e renovação do mobiliário. O mesmo processo foi realizado nas Emeis Acácia Mimosa, na Vila Paim, e Girassol, no bairro Santos Dumont, permitindo o retorno de 364 crianças às aulas.
Obras continuam
Contudo, o trabalho de recuperação das instituições de ensino leopoldenses continuam. Outras obras serão realizadas em todas as escolas até o final do ano para restaurar completamente os espaços afetados. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) reforçou seu comprometimento com a recuperação completa e a melhoria dos ambientes escolares, assegurando que todas as escolas possam oferecer condições adequadas e seguras para o aprendizado e o desenvolvimento.
Escolas atingidas que já voltaram às aulas
- Região Nordeste: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Belchior Marques Goulart (Vila Brás), EMEF Padre Orestes João Stragliotto (Santos Dumont), EMEF Francisco Cândido Xavier (Santos Dumont), EMEF Maria Edila da Silva Schmidt (Rio dos Sinos), EMEF Edgard Coelho (Santos Dumont) e EMEI Vitória Régia (Santos Dumont).
- Região Norte: EMEF Senador Alberto Pasqualini (Arroio da Manteiga), EMEF Álvaro Luis Nunes (Campina), EMEF Prof. Otilia Carvalho Rieth (Scharlau) e EMEI Antônio Leite (Campina).
- Região Oeste: EMEF Rui Barbosa (Vicentina), EMEF Castro Alves (Vicentina), EMEF Paulo Beck (Vicentina).
- Região Centro/Sul/Sudeste: EMEI Jesus Menino (Centro) e Escola Municipal de Artes (EMA) Pequeno Príncipe (Centro).
Com a volta das atividades escolares das 18 instituições afetadas pela enchente, são contemplados cerca de 9.584 estudantes de São Leopoldo.