Em razão da continuidade da greve dos caminhoneiros e da falta de combustíveis nos postos, a Administração Municipal de Santa Cruz do Sul informou que as aulas na rede municipal de educação estarão suspensas nesta segunda-feira (28). Além da falta de combustíveis para o transporte de alunos da zona rural das escolas municipais e estaduais e de transporte especial para os estabelecimentos da sede, em algumas instituições de ensino já há registros de falta de gás, pão e hortifrutigranjeiros para a merenda dos estudantes.
Na área da saúde, a prefeitura ressalta que os serviços serão mantidos. O atendimento das ambulâncias e do Samu segue a pleno, porém algumas viagens e deslocamentos que não configurem situação de urgência deverão ser transferidos para outra data. Na área de políticas públicas, os centros de convivência e a cozinha comunitária terão suas atividades suspensas na segunda-feira.
O Cras Beatriz e o Cras Bom Jesus funcionarão em regime de plantão, já o albergue e os abrigos funcionarão normalmente. Exceto veículos da Secretaria Municipal de Saúde, caminhão-pipa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que abastece com água as localidades do interior do município, veículos da Guarda Municipal e da fiscalização de trânsito, o restante da frota da prefeitura deverá permanecer parada e só poderá ser utilizada com expressa autorização do prefeito Telmo Kirst. Caso haja necessidade, esse combustível estocado poderá ser repassado para a realização de serviços essenciais.
A Prefeitura informou também que a poda nas tipuanas da Rua Marechal Floriano, que estava programada para acontecer no domingo (27), foi cancelada. A ação, que integra o Projeto de Preservação do Túnel Verde, será novamente agendada. Já a retirada de alguns arcos que oferecem risco de cair na Rua Tenente Coronel Brito será realizada no domingo, como previsto.
Ainda diante da instabilidade da situação, a Semass pede que moradores das comunidades atendidas pelo caminhão-pipa da prefeitura economizem ao máximo na utilização da água. Ainda no dia de hoje o caminhão fará um novo abastecimento às famílias, mas devido a falta de combustíveis não há previsão de um novo deslocamento para os próximos dias. Também o transbordo de lixo da Usina para Minas do Leão está parado desde quarta-feira e será normalizado com o final da greve. Segundo o secretário municipal de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo, enquanto a situação não for normalizada, a prefeitura fará reuniões diárias para analisar a situação, definir as medidas a serem adotadas e seguir informando a população.