Em alusão ao Dia das Crianças que acontece em 12 de outubro, a Rio Grande Seguros e Previdência lançou campanha voltada à educação financeira familiar. Utilizando a fábula da Cigarra e da Formiga, a ação tem como objetivo sensibilizar os pais, trazendo um novo olhar para os seguros de vida. Além de trabalhar no universo lúdico com os filhos, que inspirados a partir da historinha, irão adquirir disciplina, buscando ser previdentes como a formiga, a campanha incita os pais a proteger o futuro daqueles que mais amam.
A seguradora busca desmistificar a ideia de morte que se tem por trás do seguro de vida, trazendo a importância de pensar no planejamento familiar em casos de acidentes, invalidez e morte prematura. “A gente leva esse tema de forma bem leve, permitindo que as pessoas vejam os seguros de vida com outros olhos”, destaca Cláudia Oliveira, Diretora Comercial da Rio Grande Seguros e Previdência. Ela afirma ainda que futuramente a ideia é levar o trabalho para as escolas, iniciando um programa de educação financeira infantil.
Cássio Hennes, Superintendente Comercial na Rio Grande Seguros e Previdência, fala que um dos principais desafios está falta de contato com a presencialidade após a pandemia. “Buscamos visualizar os efeitos da campanha presencialmente nas agências, nós queremos gerar o interesse e fazer com que as pessoas venham até nós, isso é fundamental”, reforça. A ação almeja a captação de novos segurados a partir dos correntistas do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, o Banrisul. Atualmente o banco tem 3,8 milhões de clientes, dos quais mais de um 1 milhão já são segurados.
A campanha teve início em 25 de setembro e segue até 13 de outubro na modalidade “compre e ganhe”. Ela está vinculada à aquisição dos seguros de vida individuais e empresariais e coberturas de proteção familiar pelos correntistas com contribuição mensal mínima no valor de R$ 80,00 (oitenta reais), R$ 100,00 (cem reais) e R$ 140,00 (cento e quarenta reais).
Os correntistas do Banrisul que contratarem seguros de vida serão presenteados com personagens de pelúcia e/ou livro da fábula, conforme a modalidade escolhida. O brinde será entregue na agência no momento da contratação do produto/seguro. Inicialmente a campanha irá distribuir 10 mil kits aos novos segurados, Cássio explica que faz parte de um processo de experimentação para futuras ações educacionais junto ao público infantil.
A Cigarra e a Formiga
A campanha se baseia na fábula que narra o estilo de vida das personagens, no caso a cigarra que vive a vida como se não houvesse amanhã, cantando e se divertindo sem se preocupar com a chegada do frio do inverno e os momentos de escassez; e a formiga, que é trabalhadora e se preocupa com sua segurança para o futuro. “Essa é uma fábula muito antiga. Estamos buscando esse conceito: faça como a formiga, não faça como a cigarra. Uma campanha que não seja vazia, que tenha sentido, que ajude as famílias na questão da disciplina financeira”, reforça César Saut, presidente da Rio
Grande Seguros e Previdência.
Quando o inverno de fato chega, a história apresenta diferentes versões de final, uma em que a cigarra morre por não ter se prevenido contra as intempéries do tempo e outra, em que ela é acolhida pela formiga, que a alimenta e fornece um local quente e seguro para passar o inverno, passando uma lição às crianças sobre a importância de ser previdente. A Cigarra e a Formiga é atribuída ao fabulista grego Esopo, que viveu no século 6 e que foi recriada pelo poeta e também fabulista francês Jean de La Fontaine (1621-1695).
Sobre a Rio Grande Seguros e Previdência
Constituída pela soma das capacidades de duas empresas especialistas em seus segmentos: o Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banrisul, uma das maiores instituições financeiras do País e líder no mercado regional, e a Icatu Seguros, uma das líderes nacionais entre as seguradoras independentes no Brasil.