As novidades e condutas para diagnóstico e tratamento de diversos tipos de lesões na pela foram alguns dos destaques no primeiro dia 45ª Jornada Gaúcha de Dermatologia que acontece de forma online. O evento é referência na especialidade e adaptou-se ao formato de distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus. As aulas foram transmitidas de forma virtual com interatividade dos participantes através de um chat. A presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Taciana Dal’Forno Dini, saudou os presentes no ambiente digital destacando a ampla programação que será oferecida aos inscritos.
“A programação está muito completa com dermatologia clínica, cosmiatria, lasers e tecnologias, questões éticas, financeiras, imposto de renda e outros assuntos ligados à dermatologia”, disse.
A primeira atividade da noite abordou a alergia alimentar no lactente com aula ministrada pela médica Lucia Muller. A seguir, o manejo do hemangioma Infantil, que são marcas de nascença que crescem durante o primeiro ano de vida, foi apresentado pela professora Dra. Ana Elisa Bau (RS), que detalhou características e tratamentos.
“Temos que considerar a localização, o tipo e o tamanho. É importante haver uma avaliação multidisciplinar em muitos casos. A duração do tratamento depende de uma série de variáveis, mas o padrão é doze meses. O que é muito importante é o tratamento precoce”, explicou.
A professora de Dermatologia da UFRGS, Dra. Tania Cestari iniciou a sua apresentação fazendo um resgate histórico do uso de fraldas para introduzir o tema da dermatite de fraldas. Os materiais usados nas fraldas, hoje, possuem capacidade de reter até 50% a mais do que no passado, o que segundo a palestrante, fez com que houvesse uma redução bastante significativa do número de casos de dermatite.
“As irritações são mais comuns entre os seis e doze meses. A frequência, atual, diminuiu bastante com estes materiais super absorventes. Porém em algum momento da vida, é normal o bebê ter algum problema com as fraldas o que pode, em alguns casos, indicar um problema dermatológico futuro como eczema ou psoríase”, explicou.
O principal fator da dermatite de fraldas é a irritação pela umidade constante e atrito nas áreas convexas. Porém, há casos relacionados a sabonetes e talcos inadequados e, também, uso de antibióticos.
No sábado, 26, as aulas iniciam às 9h e vão até 12h. Na semana seguinte estão previstas atividades para quarta-feira, quinta e sábado.