Projeto de estudante do RS conquista três prêmios relevantes na Febrace 2022

Por Stephany Foscarini

O projeto “Desenvolvimento de celulose bacteriana produzida a partir dos resíduos do processamento de uva” foi destaque na cerimônia de premiação da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada no último sábado (26). Desenvolvido por uma aluna do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus de Osório, o projeto conquistou três prêmios na mostra: 1º lugar em Ciências Agrárias, Destaque Unidades da Federação — ambos concedidos pela Febrace, e uma credencial, com viagem paga, para a participação da autora na Regeneron ISEF — feira internacional de ciências que acontece em maio, nos EUA.

A estudante Amanda Ribeiro Machado, orientada pela professora Flávia Twardowski, propôs em seu projeto uma destinação de valor agregado para os resíduos agroindustriais do suco de uva e do vinho no Rio Grande do Sul — Estado que é o maior fabricante nacional desses produtos. Seu projeto resultou em uma celulose bacteriana (espécie de plástico) com aplicação como membrana de troca de prótons em células combustível, que geram energia através de reações químicas. Veja o vídeo do projeto aqui.

Nesta edição, a mostra contou com 487 projetos finalistas — sendo 46 do Rio Grande do Sul, que foram desenvolvidos por 1.081 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 333 escolas de todo o País, sob a orientação de 626 professores.

O processo de avaliação envolveu mais de 300 mestres e doutores da USP e de universidades parceiras — inclusive professores e especialistas brasileiros que estão atuando em outros países, num total de 6.403 avaliações. Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, receberam troféus, medalhas, bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e cursos, num total de 273 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. No total, os projetos do Rio Grande do Sul expostos na mostra receberam 26 prêmios.

A Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Veja aqui a relação completa dos premiados e assista a cerimônia de premiação: parte 1 e parte 2.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.