Pró-Sinos e Caixa reúnem prefeitos e equipes técnicas nesta quinta-feira, 17

Por Felipe Schwartzhaupt

Prefeitos, equipes técnicas e representantes da Caixa Econômica Federal estarão reunidos nesta quinta-feira, 17, em Esteio, para dar início ao processo de estruturação do projeto de concessão do gerenciamento de resíduos sólidos, que envolve 14 municípios consorciados ao Pró-Sinos.

O encontro será o primeiro após a formalização da parceria entre o Consórcio Pró-Sinos e a Caixa, assinada no fim de agosto. O convênio deverá durar cerca de dois anos e prevê a estruturação da concessão envolvendo todos os requisitos técnicos e jurídicos, as negociações políticas, a definição das soluções técnicas para o tratamento dos resíduos, os estudos de viabilidade econômica, os cálculos de tarifas, entre outras providências. O processo será levado até a licitação para a escolha do prestador habilitado e capacitado para a realização dos serviços por um período de 20 ou 30 anos.

“É a primeira operação dessa natureza em curso no Rio Grande do Sul e será importante para que os municípios que aderiram cumpram algumas das metas do Novo Marco Legal do Saneamento, que inclui a gestão de resíduos sólidos. Nesse encontro teremos a criação do grupo de trabalho que dará início ao andamento do projeto”, explica o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

Os 14 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos que aderiram à parceria e terão representantes no encontro são Araricá, Campo Bom, Capela de Santana, Esteio, Glorinha, Igrejinha, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula e Sapucaia do Sul.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.