O Portal de Negócios do Sebrae RS está com inscrições abertas para o Projeto Comprador Internacional (PCI), da Mercopar deste ano, até o próximo domingo, 29 de setembro. A iniciativa gratuita é voltada para MPEs que já exportam ou estejam prontas para dar os primeiros passos rumo ao mercado internacional. Podem participar empresas dos setores metalmecânico, automação industrial, máquinas e equipamentos, borracha, plástico, eletroeletrônica, energia e tecnologia da informação, movimentação e armazenagem, e serviços industriais.
As inscrições para o projeto são limitadas e podem ser feitas no link portaldenegociosebrae.com.br/evento/1ab2cc5f-ed40-4e81-b917-be47af20a390.
As agendas presenciais que ocorrem nos dois primeiros dias de feira, 15 e 16 de outubro, devem gerar mais de 400 reuniões de negócios entre 25 empresas compradoras internacionais de América Latina e Europa e 120 pequenas e médias fornecedoras brasileiras de diferentes segmentos da indústria.
Após as inscrições, as empresas passam por uma etapa de análise do perfil de forma a alinhar oportunidades de ofertas e demanda junto à compradora potencial – o chamado “matchmaking”.
A iniciativa vem em uma crescente. No ano passado, o projeto contou com a participação de 26 grandes players internacionais de sete países da América Latina (Equador, Peru, México, Bolívia, Colômbia, Guatemala, Panamá), além de Portugal que se conectaram com 77 empresas brasileiras fornecedoras e 319 reuniões realizadas. Em 2022, estiveram presentes 12 empresas compradoras internacionais que produziram 153 reuniões com 73 empresas do estado.
A Mercopar
Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes, somados os acessos presenciais e virtuais, durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.