Nova Petrópolis reforça laços de irmandade com a cidade alemã de Emmelshausen

Por Jonathan da Silva

Nova Petrópolis reforçou os laços de união e irmandade com a cidade de Emmelshausen, da Alemanha, a partir de uma série de atividades e encontros ocorridos entre os dias 1º e 6 de março. Uma comitiva de 19 pessoas do município alemão esteve na cidade gaúcha para participar de festejos relacionados ao bicentenário da imigração alemã no Brasil, bem como do 69º aniversário de emancipação do município.

As duas cidades possuem irmandade estabelecida desde 2019, sendo esta a primeira visita oficial de uma comitiva após a assinatura das leis municipais. “Agradecemos a oportunidade de receber os nossos coirmãos de Emmelshausen. Essas presenças engrandeceram a nossa cidade e também o ano do Bicentenário da Imigração Alemã e o aniversário de Nova Petrópolis. Tivemos muitas oportunidades de confraternização, o que tornou os nossos dias ainda mais alegres. Muitas e muitas vezes esse grupo será lembrado aqui. E também manifestar a nossa gratidão às famílias de Nova Petrópolis que acolheram e hospedaram os nossos visitantes em suas casas”, declarou o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf (PSDB).

Logo após a chegada a Nova Petrópolis, no dia 1º de março, os visitantes participaram de um jantar de confraternização no Torquês Restaurante, onde puderam assistir apresentações da Bandinha Típica América e do Grupo de Danças Böhmerland.

Música alemã

No sábado, 2 de março, a comitiva visitou a Escadaria da Esperança (bairro Pousada da Neve), o Memorial da Imigração (Linha Olinda) e o Memorial Hunsrücker (Linha Imperial). O almoço foi no CTG Pousada da Serra, onde acontecia a 20ª Festa Campeira da entidade. À tarde, o grupo de alemães visitou o Esculturas Parque Pedras do Silêncio e participou da inauguração do Monumento ao Bicentenário, concebido em parceria com o artista Hermann Josef Wilhelm, integrante da comitiva. E o sábado chegou ao fim com um jantar na Sociedade Concórdia, em Linha Imperial, quando o grupo assistiu a uma apresentação de danças gaúchas da invernada artística do CTG Pousada da Serra.

No domingo, 3 de março, a programação foi organizada pela Associação Rota Romântica. No início da manhã, os alemães conheceram a cruz histórica do Pinhal Alto, e, logo após, participaram de uma missa em alemão rezada pelo bispo Dom Zeno Hastenteufel na Igreja Imaculado Coração de Maria. O almoço do domingo foi na Sociedade União Fraternal, durante a Festa dos Sócios da entidade. Durante a tarde, os alemães estiveram no Jardim do Moinho, em Linha Imperial, em atividades que também envolveram os festejos dos 150 anos da imigração boêmia. No encerramento do dia, todos se dirigiram à Rua Coberta para participar do show de aniversário de Nova Petrópolis.

Na segunda-feira, 4 de março, o cronograma de visitas começou com uma visita à fábrica e à loja da Dakota. À tarde, houve visitas à UBS Bárbara Maix e à Escola Enio Spier, ambas em Linha Imperial. Na praça Theodor Amstad, na mesma localidade, os visitantes alemães participaram do ato de descerramento de uma placa em homenagem a Emmelshausen junto ao Monumento à Irmandade. As atividades em Linha Imperial foram concluídas com uma visita ao Memorial Amstad (antigo prédio da Caixa Rural). Naquele dia, a comitiva ainda esteve em um jantar oferecido pelo Município de Nova Petrópolis aos seus 19 hóspedes oficiais.

Visita à Dakota

A terça-feira, 5 de março, foi o último dia de programação dos visitantes de Emmelshausen em Nova Petrópolis. Eles visitaram a Prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito Jorge Darlei Wolf e pelo vice-prefeito Martim Wissmann, o Parque Aldeia do Imigrante, espaço no qual também almoçaram, a Rádio Imperial FM, com uma conversa ao vivo com o comunicador Lindomar Ketzer, e o Ninho das Águias. À noite, os visitantes foram recebidos durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores. E a despedida formal ocorreu em um jantar oferecido pelo Coro Masculino da Sociedade Tiro ao Alvo, com apresentações de canto coral.

O grupo embarcou rumo ao Rio de Janeiro na madrugada da quarta-feira, 6 de março. De acordo com o chefe da comitiva alemã, o vereador Alfred Muders, nos dias 24 e 25 de agosto a cidade de Emmelshausen realizará uma homenagem a Nova Petrópolis, inaugurando um monumento em uma das rótulas na avenida principal da cidade. A peça, em formato de botina, simboliza a caminhada dos emigrantes que partiram de lá há 200 anos, rumo ao Brasil. A inauguração ocorrerá durante o evento “Weinmarkt” (feira do vinho). Uma comitiva de Nova Petrópolis irá a Emmelshausen para acompanhar os festejos.

Fotos: Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.