O nível do Rio dos Sinos no local de captação de água do Semae registrou, nesta terça-feira (14), um metro de profundidade. Trata-se do menor índice do período de estiagem, ou seja, de dezembro até então. A régua localizada na Elevatória de Água Bruta registrou, nos meses de janeiro e fevereiro, uma variável entre 1,30 m e 1,80 m porém, com a alta da temperatura e o clima seco dos últimos dias, a situação piorou e gera estado de alerta com relação ao abastecimento de água no município de São Leopoldo. O Semae tem publicado diariamente o nível do rio nas redes sociais.
O diretor-geral do Semae, Geison Freitas, lembra que a autarquia vem, sistematicamente, dialogando com a população por meio de campanhas de conscientização sobre a importância do uso racional de água no período. Todavia, se for necessário, haverá fiscalização mais rígida com os munícipes quanto ao desperdício. “Se não houver água no Rio dos Sinos, não tem como entregar água tratada nas torneiras. Estamos em um momento em que não há espaço para o desperdício. O diálogo é sempre o melhor caminho, mas existem meios de notificar os usuários e, se necessário, nós faremos isso”, afirma.
A autarquia recomenda o uso consciente pelos cidadãos, uma vez que a expectativa para o verão é de estiagem em todo o Rio Grande do Sul. A falta de chuvas ocorre devido ao fenômeno climático La Niña. Entre as orientações está fechar o chuveiro para se ensaboar durante o banho, o que pode economizar até 60l de água; lavar o carro com balde, que pode economizar até 250l em 30 minutos; fechar a torneira para lavar a louça, economizando 120l em 15 minutos; ter um reservatório em casa para prevenir-se em situações extremas.
1 Comentário
Poderiam colocar uma câmera au vivo do rio na internet paea ser acompanhado pelos leopoldenses!