O Hospital Centenário de São Leopoldo foi indicado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para a participação do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, que é desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O programa, alinhado com o Plano Nacional de Saúde (PNS), tem como objetivo principal reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde. O Hospital Moinhos de Vento será o ponto de contato para a execução do projeto na instituição. O primeiro encontro do programa será realizado nesta quarta-feira, 7 de agosto, às 15h, de forma online.
A presidente da Fundação Hospital Centenário, Gisele da Rosa Vieira, destaca a importância de ações, campanhas e projetos focados na segurança do paciente. “Iniciativas como essas fortalecem o papel dos hospitais junto aos nossos servidores e pacientes”, pontua Gisele.
Para a diretora médica da instituição, Dra. Maria Salete Macedo, é fundamental o envolvimento da instituição em parcerias e campanhas estratégicas na área da saúde. “Entendemos a importância da instituição manter-se aberta e buscar ampliar a atuação dos servidores e melhoria contínua dos nossos serviços e indicadores”, salienta Maria Salete.
Ao longo prazo, a expectativa do “Saúde em Nossas Mãos” é contribuir com a mudança da cultura das organizações de saúde relacionadas à segurança do paciente. As atividades do projeto envolvem apoio para melhoria de processos por meio da utilização de metodologia e ferramentas consolidadas e ocorrerão através de encontros virtuais e presenciais, além de visitas técnicas presenciais, promovendo troca de experiências e aprendizado. O monitoramento das atividades será por meio de indicadores de processos e resultados, incluindo vidas salvas e economia gerada para o SUS.