A administração municipal de Gramado manifestou apoio à viabilização do Aeroporto Internacional das Hortênsias, em Canela, durante reunião entre autoridades no Grande Hotel Canela realizada na tarde desta terça-feira (21). O encontro marcou a remobilização da região em torno do projeto. A necessidade de avanço é impulsionada pelo fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e pela limitação de voos do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul.
Gramado esteve representada pelo prefeito Nestor Tissot (PP), pelo vice-prefeito Luia Barbacovi e pelo secretário de turismo Ricardo Bertolucci Reginatto. A reunião ainda teve participação do secretário estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, pelos prefeitos de Canela, Constantino Orsolin (MDB) e de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzolli (PP), e por outros representantes do Governo do Estado.
Na ocasião, o representante da empresa Cápsula, Alan Furlan, apresentou o projeto e o estudo de viabilidade do Aeroporto Internacional das Hortênsias, que deverá ter um custo entre R$ 600 milhões e R$ 720 milhões. De acordo com Furlan, o modelo que está sendo proposto seria viabilizado pela iniciativa privada através de concorrência pública.
Em pronunciamento, o prefeito Tissot reafirmou que Gramado é parceiro desta iniciativa e apoia o projeto. “Nós queremos o aeroporto de Canela e queremos o aeroporto de Vila Oliva também, pois um não inviabiliza o outro. Gramado apoia e está junto pelo Aeroporto das Hortênsias, já que este é um equipamento fundamental para nossa atividade turística. Em nome da comunidade de Gramado reafirmo que estamos de acordo com essa proposta e para isso temos que nos unir, poder público e iniciativa privada. Um aeroporto há cinco minutos do Centro de Canela, há 15, 20 minutos do Centro de Gramado, transformará a nossa região”, declarou o chefe do executivo de Gramado.
1 Comentário
Espero que construam em Gramado um aeroporto regional CHINÊS, onde a pista básica é de 2.500 x 45m em cimento Portland, todas as amenidades aos passageiros e equipado com voo por instrumento ILS. Vamos imitar a China ou não?