Ex-estagiário da trensurb conclui estágio com protótipo de divulgação de informações

Por Milena Costa

Há pouco mais de um ano, o ex-estagiário da Trensurb, Leonardo Sternberg começou a desenvolver um projeto na empresa como seu trabalho de conclusão do curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo era disponibilizar informações operacionais do metrô aos usuários nas estações por meio de monitores de vídeo. Esses monitores poderiam ser colocados junto a bilheterias, acessos externos das estações e até plataformas, apresentando informações de texto, vídeo e imagem de maneira flexível. Caso necessário, mensagens de alertas poderiam ser veiculadas, informando situações de alteração na circulação dos trens. Outra possibilidade seria veicular dados a respeito do tempo de espera para a próxima viagem ou do trajeto dos trens.

Neste momento, o sistema se encontra em estado de protótipo funcional e também está sendo feita a documentação para garantir a continuidade do projeto. Segundo Leonardo, “foi feita uma análise das arquiteturas e dos fundamentos para poder se estabelecer os caminhos a serem tomados. Isso leva em conta os alinhamentos que são feitos e desejados do projeto. E, depois de feitos esses alinhamentos, foram realizados testes e, posteriormente, a fase de protótipo, que tem o intuito de comprovar o estado funcional do projeto”.

“Com a participação do Leonardo e apoio de nossa equipe técnica foi possível o desenvolvimento, início deste projeto(…)”

O engenheiro eletricista David Levenfus é o chefe do Setor de Projetos de Sistemas e Inovação Tecnológica (Seitec), onde Leonardo estagiou. Ele afirma que o trabalho do ex-estagiário junto à equipe do setor foi essencial para a realização do projeto: “Com a participação do Leonardo e apoio de nossa equipe técnica foi possível o desenvolvimento, início deste projeto, inclusive em protótipo operando de forma remota, com as informações em vídeo sendo apresentadas no saguão do prédio administrativo e junto à bilheteria da Estação Aeroporto”.

“Eu achei incrível que eu consigo ver claramente a minha evolução como profissional e como pessoa desde o período que eu entrei.”

David também pontuou que a passagem do estagiário na empresa foi bastante satisfatória: “Apresentou crescimento voltado à área técnica, acadêmica e até interpessoal, superou as expectativas na busca de conhecimentos e dedicação às atividades desempenhadas durante o estágio”. Levenfus foi convidado por Leonardo para participar da banca de seu trabalho de conclusão de curso, realizada no fim do mês de maio. Leonardo estagiou na Trensurb por um ano e dez meses, deixando a equipe da empresa em junho para se graduar na UFRGS. Ele conta que o estágio o amadureceu: “Eu achei incrível que eu consigo ver claramente a minha evolução como profissional e como pessoa desde o período que eu entrei. Eu acho que o estágio me proporcionou um ambiente muito bom pra aprender e desenvolver novas ideias e projetos, ao mesmo tempo que um ambiente amigável e descontraído”.

Desenvolvimento de estagiários

A Política de Estágios da Trensurb afirma sobre sua finalidade: “Como a instituição é uma empresa pública onde não existe possibilidade de efetivação, o programa de estágios tem como missão: oportunizar o aprendizado relativo ao curso da vaga de estágio, dentro de uma empresa de grande porte”. Hoje, a Trensurb conta com cerca de 70 estagiários nas mais diversas áreas. Com o objetivo de estimular a aprendizagem contínua e promover o desenvolvimento desses jovens estudantes que estão iniciando a carreira profissional, a empresa está implementando seu Programa de Desenvolvimento de Estagiários.

(…)sempre focando no objetivo ‘macro’ do estágio que é o aprendizado no mundo do trabalho vinculado à área de estudo do estagiário”

Chefe do Setor de Seleção e Treinamento da Trensurb, a administradora Juliana Ribeiro afirma que o Programa “consiste em desenvolver competências técnicas e comportamentais, sempre focando no objetivo ‘macro’ do estágio que é o aprendizado no mundo do trabalho vinculado à área de estudo do estagiário”. Conforme Juliana, o programa divide-se em três etapas principais. A primeira é a seleção, conduzida em parceria com o serviço de psicologia contratado a partir do perfil determinado pela área demandante. Há também o desenvolvimento dos próprios estagiários, com treinamentos diversos ao longo do período de estágio. E, ainda, o desenvolvimento dos supervisores de estágio, visando qualificá-los na orientação dos estagiários.

Para o administrador Cássio Lazzarini, do Setor de Seleção e Treinamento, a fim de se “trabalhar o desenvolvimento de pessoas – no caso, estagiários e supervisores – é preciso atuar em várias frentes distintas, simultaneamente, para desenvolvermos as competências necessárias e atingirmos melhores resultados”. Nesse processo, segundo ele, é importante também “avaliar o desempenho e evolução, tanto de estagiários como de supervisores, constantemente, para atuarmos sempre que houver necessidade”.

Foto: Ingrid Souza/Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.