Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos tem títulos em braile e audiolivros

Por Gabrielle Pacheco

A equipe do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos já concluiu a catalogação de 81 novos títulos para leitores cegos ou com baixa visão, que estão agora disponíveis para empréstimo. Eles foram doados à biblioteca localizada na Estação Mercado da Trensurb no mês de julho, pelo Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo. As obras haviam sido entregues ao Museu pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, instituição sediada em São Paulo que produz e distribui livros acessíveis.

No total, foram incorporados ao acervo do Espaço Multicultural 26 livros em braile, 16 livros com fonte ampliada, 25 livros em braile e com fonte ampliada, 10 audiolivros e 4 revistas. Entre os títulos acessíveis agora disponíveis na biblioteca, há obras de autores como Monteiro Lobato, Pedro Bandeira, Rubem Alves, Álvares de Azevedo, Mario Sergio Cortella, Lewis Carrol, Neil Gaiman, J.K. Rowling, Antoine de Saint-Exupéry e Danielle Steel.

Para o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres, “a ampliação do acervo de obras acessíveis vai ao encontro do objetivo da biblioteca, de democratizar a leitura e atingir o maior número possível de pessoas”. Jânio também agradece a parceria do Museu Joaquim Felizardo e elogia o trabalho da Fundação Dorina Nowill.

Bibliotecas em rede

O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos esteve representado, na última semana, no XII Seminário Prazer em Ler: Bibliotecas Comunitárias na Promoção do Direito Humano à Leitura e no 6º Encontro Nacional da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. O Seminário promoveu debates e diálogos que entrelaçam saberes e fazeres de quem vive, reflete e ama o mundo do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca. Discutiu a literatura como direito humano, como espaço de reflexão do feminismo e como possibilidade de troca e integração das experiências latino-americanas de promoção da leitura. Já o Encontro Nacional foi um evento interno das bibliotecas comunitárias para avaliar, repensar e celebrar as práticas do coletivo em prol de fortalecimento.

No ano passado, a Trensurb, por meio do Espaço Livros sobre Trilhos, passou a fazer parte do projeto Redes de Leitura – Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre e, desde então, participa de forma atuante na busca pelo fortalecimento coletivo de bibliotecas comunitárias. O Redes de Leitura completa, em 2018, 10 anos de atuação, tendo como missão promover a leitura como um direito social, através do fortalecimento coletivo de bibliotecas que atendem suas comunidades. Assim, o trabalho “em rede”, com acompanhamento e gestão compartilhada, promove o aprimoramento da ação, valorizando as peculiaridades de seus públicos-alvo. Atualmente, participam do Redes de Leitura, além da Livros sobre Trilhos, as bibliotecas comunitárias Aninha Peixoto, Arvoredo, Ceprimoteca, Girassol, Visão Periférica e Irmã Terezinha Gasparin.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar