As novas estampas para brindes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) foram criadas pelo diretor da entidade, Rodrigo Duarte. O desenho final foi realizado em técnica de nankin (ponta de pena) sobre papel com alta gramatura. Ao todo, foram cerca de vinte dias de trabalho para as cinco obras que ilustram a Casa CDL, Casa da Cultura Dalilla Clementina Sperb, Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, Fundação Ernesto Frederico Scheffel e Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser.
As ilustrações estão estampadas em camisetas, copos e bottons que são brindes aos ganhadores das campanhas de Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais na CDL-NH.
O começo do processo criativo de Duarte foi com a realização de uma pesquisa sobre os principais equipamentos culturais e os mais representativos da cidade. A partir de então, o diretor e arquiteto na Gest Arquitetura e Gestão buscou referências fotográficas para iniciar os croquis perspectivos.
O presidente da CDL-NH, Leonardo Lessa, afirmou que se sente feliz com a ação que une a valorização do patrimônio histórico do município e a valorização do comércio local. “Uma forma de apreciarmos e nos orgulharmos de nossa cidade mostrando o carinho que a CDL e todos os hamburguenses temos por Novo Hamburgo. Essas são as primeiras peças, temos a intenção de continuar com outros ícones da história da nossa cidade”, ressaltou Lessa.
Artista desde pequeno
O contato com o desenho, especialmente com a ilustração, começou na adolescência de Rodrigo Duarte, quando criou algumas estampas para camisetas e campanhas publicitárias. “Minha habilidade com o desenho me levou a trilhar carreira como arquiteto. Isso antecede e dá início até hoje no meu trabalho na Gest. Fiquei muito motivado e feliz em ver a aplicação nos produtos e a reação das pessoas com o valor de uma obra feita a mão. Nada substitui a criação humana”, finalizou o diretor e artista.