As expectativas para as vendas relacionadas ao Dia dos Namorados são quase sempre positivas, não tanto para as lojas físicas quanto para o e-commerce, como apontam os dados levantados pela YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line. Os dados mostram que os brasileiros que estariam mais propensos a comemorar o Dia dos Namorados também preferem fazer suas compras on-line do que em lojas físicas.
De acordo com o estudo de intenção de compra, 61% dos brasileiros dizem que pesquisam on-line para ver quais produtos estão disponíveis. Outros 45,1% também dizem que costumam pesquisar, encontrar e comprar seus produtos em canais digitais, substancialmente mais do que aqueles que pesquisam on-line e compram em lojas físicas (26,1%) e aqueles que realizam todo o processo de compra em empresas tradicionais (23,3%).
Na média, 55,9% das pessoas no país gostam mais do e-commerce do que do comércio tradicional. Mas entre as pessoas casadas, a porcentagem é de 57,8%. Para aqueles que estão em um relacionamento, mas não vivem juntos, o número é de 59,7%. As pessoas que acreditam que os presentes são uma forma de expressar o quanto alguém é especial e que costumam dar presentes a seus parceiros também são estatisticamente mais propensas a preferir os canais on-line.
Presentes mais procurados no Dia dos Namorados
De acordo com os dados coletados pelo levantamento, a categoria de presentes mais popular entre a população em geral é a de roupas, sapatos e bolsas: 68,5% dos brasileiros afirmam ter comprado esses itens para presentear alguém. E mais, 81,7% das pessoas que costumam dar presentes a seus parceiros dizem que compram presentes na categoria de roupas, sapatos e bolsas. Já 77,2% dos casados e 70,9% dos que vivem com o parceiro sem serem casados ou em uma união civil também preferem esse tipo de presente.
“É claro que isso não significa necessariamente que eles também serão os mais populares para o Dia dos Namorados. Entretanto, há indícios de que as pessoas mais propensas a comemorar essa data tendem a comprar presentes dessas categorias com mais frequência do que a média”, comenta David Eastman, diretor-geral da YouGov América Latina.
Para os que acreditam que os presentes são uma forma de demonstrar apreço por uma pessoa especial e para os que se consideram românticos radicais, as porcentagens são 73,2% e 71,3%, respectivamente. Todos esses números são estatisticamente mais altos do que a média brasileira.
Marcas que estão se posicionando melhor para o Dia dos Namorados
Faltando pouco mais de uma semana para a celebração, os setores que mais se beneficiarão com o Dia dos Namorados já estão implementando suas estratégias de marketing para atrair a atenção dos consumidores. E de acordo com a YouGov, o melhor desempenho até o momento foi o das empresas de chocolates.
No geral, as marcas rastreadas pela plataforma nesse setor marcaram 2,2 pontos no índice de Consciência da Publicidade de 20 de abril a 18 de maio, entre aqueles que costumam dar presentes a seus parceiros.
Em comparação, os outros três setores que a plataforma BrandIndex da YouGov conseguiu rastrear no país tiveram ganhos mínimos ou até mesmo retrocessos. O setor de cosméticos e cuidados com a pele, junto de vestuário e acessórios, melhoraram suas pontuações de Consciência da Publicidade em apenas 0,6 ponto no mesmo período, enquanto os produtos eletrônicos caíram 3,1 pontos.
No setor de cuidados com a pele e cosméticos, a Active marcou 5,4 pontos nesse indicador durante o período, a Sony acrescentou 2,4 no setor de eletrônicos e a Lacoste subiu 4,4 entre as marcas de vestuário e acessórios.
Mesmo no setor de Chocolates, o desempenho da marca é radicalmente diferente. A Garoto está melhorando sozinha o desempenho geral do grupo, com um aumento de 2,5 pontos no índice de Consciência da Publicidade entre 20 de abril e 18 de maio, enquanto a KitKat e a Magnum caíram 1,3 e 1,5 pontos, respectivamente.
“Isso não quer dizer que todas as marcas de cada um desses setores estejam fazendo um trabalho ruim, mas que cada setor consegue trazer sua presença de formas diferentes na lembrança e no dia a dia do consumidor”, finaliza, Eastman.