Corsan amplia mutirão para cadastrar atingidos por cheias na tarifa social

Por Marina Klein Telles

A Corsan vai ampliar, na próxima segunda-feira, 2, o mutirão de cadastramento e adesão à tarifa social de água por famílias de baixa renda dos municípios severamente atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari. Depois de Roca Sales, a mobilização será iniciada em Estrela. As duas cidades estão incluídas no plano anunciado pelo governo do Estado, Corsan, Ministério Público e Defensoria Pública estaduais para amparar famílias na região mais impactada pelas cheias. O cadastro é obrigatório para obter descontos e isenções em programas dos governos estadual e federal.

A tenda itinerante para cadastramento será instalada na Unidade de Saneamento da Corsan, localizada na Rua Chá Pereira, no Centro de Estrela. No local, a equipe da Companhia atenderá moradores da cidade com registro no CadÚnico, das 9h às 12h e das 13h às 16h, até o dia 6, próxima sexta-feira. Postos de atendimento serão montados também em Lajeado, Bom Retiro do Sul, Encantado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, em endereços e horários a serem divulgados nos próximos dias.

Roca Sales

Em Roca Sales, município mais afetado pelas cheias, o atendimento, iniciado no último dia 25, será estendido até o próximo dia 6 de outubro, no Centro Social Urbano. Um totem de autoatendimento foi instalado pela equipe da Corsan e permanecerá à disposição da por tempo indeterminado.

“Optamos por permanecer em Roca Sales por mais uma semana para seguir prestando apoio às famílias. Sabemos que muitos ainda estão completamente focados na reconstrução de suas casas, tentando reestruturar suas vidas. Nossa responsabilidade e compromisso com a população é estar ao lado de quem mais precisa em um momento tão difícil para todo o Rio Grande do Sul”, afirma a presidente da Corsan, Samanta Takimi.

A tarifa social é um benefício previsto na legislação federal e estadual, disponível para famílias que se enquadram no regramento do Cadastro Único do Governo Federal, que contempla uma série de programas de assistência à população socialmente vulnerável. No Rio Grande do Sul, quem tem direito e adere à tarifa social tem 60% de desconto no serviço básico de água e esgoto e de 60% no valor do metro cúbico nos primeiros 10 metros cúbicos de consumo.

Documentação necessária

A inscrição na tarifa social só pode ser realizada pelo titular da fatura de água, com apresentação de documento de identificação com foto, comprovante de endereço e comprovante atualizado de cadastro no CadÚnico do governo federal. O protocolo de inscrição no programa CadÚnico já habilita titulares da fatura a realizarem, junto ao mutirão da Corsan, a formalização do ingresso na tarifa social. Já o simples cadastro na lista de famílias atingidas pelas enchentes, feito individualmente pelas prefeituras para o recebimento de alimentos e donativos, não serve como comprovante para ingressar no programa de tarifa reduzida.

Famílias já cadastradas no programa do governo federal desde o período anterior às enchentes e já inscritas na tarifa social junto à Corsan não precisam ir aos pontos de atendimento do mutirão para validar dados, pois já estão contempladas.

Usuários que não puderem comparecer à tenda itinerante da Corsan também poderão solicitar adesão à tarifa social no totem de autoatendimento instalado em Roca Sales ou por meio da Unidade de Atendimento Virtual (www.corsan.com.br), do aplicativo da Corsan ou nas lojas físicas em funcionamento na unidade de saneamento local. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone 0800 64 66 444.

Serviço

O quê: Mutirão da Corsan para cadastramento e adesão à Tarifa Social
Onde: Estrela
Quando: 2 a 6 de outubro, das 9h às 12h e 13h às 16h
Onde: Unidade de Saneamento da Corsan – Rua Chá Chá Pereira, 233, Centro.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.