Consórcio inicia instalação das vigas longarinas sobre os pilares

Por Marina Klein Telles

Quem passou pelo entroncamento das avenidas Deputado Euclydes Nicolau Kliemannn e Presidente Castelo Branco na última quarta-feira (11) pôde testemunhar o início de uma nova etapa na obra do viaduto do Arroio Grande.

O consórcio responsável pela condução do projeto, formado pelas empresas Giovanella e Porto Beton, começou o transporte e instalação das vigas longarinas sobre os pilares da estrutura.

A operação mobilizou um grande aparato e foi acompanhada por representantes da Administração Municipal. Estão sendo utilizados na atividade quatro guindastes, caminhões de transporte e diversos utilitários de apoio. A Guarda Municipal acompanhou o translado das peças, trazidas do canteiro de obras da Porto Beton às margens da Avenida Castelo Branco. Coube também aos agentes municipais fazer o bloqueio temporário do trânsito ao longo do percurso e orientar os motoristas para adoção de rotas alternativas.

Nesta quarta, foram transportadas e instaladas as primeiras cinco vigas. Elas servem para sustentar as lajes que comporão a pista sobre as quais os veículos irão se deslocar. O viaduto contará com um total de 20 destas peças – cada uma possui cerca de 28 metros de extensão e pesa 38 toneladas, aproximadamente. O trabalho deve levar três dias úteis, dependendo de tempo bom para a sua execução.

As 20 vigas longarinas foram produzidas em um período de quatro a cinco meses. Elas são apoiadas sobre os pilares, posicionadas, niveladas e fixadas com o auxílio de um dispositivo mecânico. Após a instalação de todas as peças, será iniciada a disposição das pré-lajes e a execução das transversinas.

O viaduto do Arroio Grande, construção com 264,83 metros de extensão, é uma obra há muito tempo aguardada pela população santa-cruzense e tem como objetivo acabar com os gargalos no trânsito na zona sul da cidade nos horários de pico. A previsão da Administração Municipal é de que a construção esteja concluída até novembro.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.