A comunidade de Sapiranga agora conta com novos médicos nas unidades de saúde, incluindo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas. Os profissionais 00foram contratados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de ampliar os atendimentos à população, seja por livre demanda ou via agendamento. Portanto, a comunidade poderá buscar atendimento dentro de seu bairro, reforçando os vínculos com os médicos e demais profissionais da saúde.
No último mês, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Morada São Luiz passou a contar com três novos médicos integrando a equipe, um deles é o médico generalista Danilo Fernando da Silva, 31 anos. “A unidade de saúde é bem organizada e estruturada. Agora, sinto que estamos organizando os atendimentos para que nenhum paciente do bairro fique desamparado”, explicou. Para o médico da família, Magno Fauth, 27, a rede municipal de saúde conta com uma estrutura de fácil acesso aos pacientes. “A população tem disponível aqui um bom fluxo de encaminhamento para especialistas e exames. Estou gostando bastante de trabalhar com essa comunidade e com a equipe”, afirmou.
Ampliação de atendimentos
Clínicos para atendimento por agendamento também integram agora a ESF João Goulart, ESF São Paulo, UBS São Jacó, UBS Ferrabraz, UBS Vila Irma, UBS São Luiz, ampliando dessa forma as agendas, disponibilizando mais ofertas à população. Para suprir a alta demanda nos atendimentos às crianças, novos pediatras também somam-se à rede, possibilitando ampliação de consultas para a especialidade na UBS São Luiz, UBS Amaral, Centro, UBS Centenário, UBS Ferrabraz e UBS Vila Irma.
Além disso, no próximo mês, o Município passará a contar com neuropediatria, com 50 consultas ao mês na Unidade de Saúde Especializada (USE). Conforme a prefeita Carina Nath, a nova contratação ocorreu de maneira emergencial, com empresa especializada nesse tipo de serviço, e prevê 1440 horas de atendimento médico em um período de três meses.
“Mais de R$ 1 milhão em recursos que estão sendo investidos na Saúde. Todo recurso que vem para a Saúde é destinado à área, retornando à população em forma de qualificação dos serviços prestados”, explicou.
Para a secretária de saúde, Janete Hess, esse suporte facilitará a vida dos usuários da rede pública de saúde, garantindo mais agilidade no fluxo das consultas. “Com as unidades de saúde com equipes completas para atendimentos e acompanhamentos nas áreas que necessitam, não será mais necessário o paciente se deslocar de seu bairro e buscar atendimento na UPA, por exemplo, sendo esta somente para casos de urgências e emergências”, destacou.
UPA 24 Horas
Para ‘desafogar’ os atendimentos na UPA, cinco novos médicos também passaram a integrar o quadro de profissionais nesta unidade de saúde. Dessa forma, serão mil horas médicas, garantindo que, de domingo a domingo, a população conte com o complemento na escala. O número de profissionais aumentou em cinco médicos durante o dia e quatro no plantão da noite.
Livre demanda
Visando disponibilizar o acesso do trabalhador à rede de saúde em horários alternativos, novos clínicos gerais também iniciaram atendimentos por livre demanda nas unidades de saúde do Centro, Amaral Ribeiro e São Luiz, locais que contam com horário estendido de funcionamento. Por exemplo, no Amaral Ribeiro, esse atendimento que não exige a retirada de fichas ou agendamentos, ocorre nas segundas e terças-feiras, das 7h às 19h. Os atendimentos com clínico geral ocorrem na São Luiz nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras, também das 7h às 19h. Já no posto do Centro, o atendimento em livre demanda ocorre diariamente das 7h às 21h.