Começa na próxima semana a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) e 8² Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que ocorrerão simultaneamente. Em Novo Hamburgo, as campanhas começam na terça-feira (5) em razão do feriado de emancipação, que foi antecipado para segunda-feira, 4. Todas as unidades de saúde do município irão dispor das vacinas e nesta primeira etapa não será necessário agendamento.
A primeira etapa da vacina contra a gripe, que ocorre no mês de abril, irá contemplar pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A meta é atingir 90% do público-alvo. Na campanha do ano passado, Novo Hamburgo tinha 40.891 pessoas acima de 60 anos e 8.726 trabalhadores da saúde.
As instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) já podem contatar a Vigilância em Saúde para agendar a vacinação contra a gripe em seus internos. Os contatos são 3097-9412 ou e-mail vacina@novohamburgo.rs.gov.br.
A vacina da gripe pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário nacional de vacinação. As vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas em pessoas acima de 12 anos de idade. Já para crianças de 5 a 11 anos de idade, a vacina da Covid-19 tem preferência e a vacina contra a gripe deve ser agendada, respeitando intervalo de 15 dias entre ambas. O Dia D da Vacinação contra a gripe e sarampo será realizado no dia 30 de abril (um sábado).
Sarampo
Já a vacinação contra o sarampo é destinada de forma indiscriminada a crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, e para atualização da vacina contra esta doença para trabalhadores da saúde. Segundo estimativa do IBGE, a população de crianças menores de 5 anos em Novo Hamburgo é de 15.272. A meta é atingir 95% deste público. No entanto, nesta primeira etapa, serão contemplados os trabalhadores da saúde.
Segunda etapa
A segunda etapa das campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo ocorre de 2 de maio a 3 de junho. No caso do sarampo, serão contempladas as crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já a vacina contra a gripe será destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.