Campanha de vacinação contra gripe começa em NH

Por Gabrielle Pacheco

Começou nesta segunda-feira (23), na Rede Municipal de Saúde de Novo Hamburgo, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe para os grupos prioritários. A imunização segue até o dia 1 de junho.

Integram o grupo prioritário da campanha pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, em Novo Hamburgo a meta de cobertura é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, com atenção para os idosos, que chegam a mais de 26 mil pessoas.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, segundo o governo brasileiro, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados, portanto, grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Foto: reprodução | Fonte: Assessoria
Publicidade