Assintecal promove encontro sobre diversidade nas empresas

Por Marcel Vogt

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) promoveu, na manhã de quarta-feira (7), a segunda reunião do seu Grupo de Sustentabilidade. Na pauta estava a importância da Diversidade no ambiente de trabalho. O evento foi on-line e contou com a presença do antropólogo e professor do Instituto Evangélico de Novo Hamburgo (IENH), Alexandre Cerveira.

Durante a reunião, Cerveira destacou a relevância não somente social, mas também econômica de implantar a diversidade nas empresas. “Com diversidade, as empresas ganham em criatividade e inovação e atrai mais talentos, além de obter ganhos de reputação e imagem em um mercado mais consciente e preocupado com essa questão”, explicou o professor, destacando a pesquisa Mckinsey que aponta lucratividade de 20% a 30% maior para empresas que praticam diversidade no ambiente de trabalho.

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, ressaltou que a diversidade, assim como todas as práticas no âmbito de ESG, são essenciais para a competitividade das empresas, tanto em ganhos de produtividade e excelência quanto na imagem perante um mercado mais consciente, principalmente no cenário internacional. “A diversidade faz parte dos indicadores de sustentabilidade do Origem Sustentável, programa que certifica empresas da cadeia produtiva do calçado com práticas ESG. As empresas, puxadas pelos consumidores, estão cada vez mais atentas a isso”, destacou.

Neste contexto, a Assintecal irá promover, no próximo dia 20 de junho, das 8h30 às 12h, um workshop sobre diversidade no ambiente de trabalho, listando seus benefícios, desafios diante dos contextos locais, entre outros aspectos. As inscrições estão abertas pelo e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Grupo de Sustentabilidade

Com o objetivo de criar uma cultura de sustentabilidade e ESG na cadeia produtiva do setor coureiro-calçadista, a Assintecal criou o Grupo Setorial de Sustentabilidade, em abril passado. Composto, inicialmente, por 12 empresas fabricantes de componentes para couro e calçados, o grupo tem o objetivo de discutir a implantação de práticas sustentáveis no setor.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.