Ao completar 102 anos, ACI apresenta novos produtos e serviços

Por Amanda Krohn

A comemoração dos 102 anos marca também o início de uma nova etapa na história da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI). A entidade, que representa os empresários da região desde 1920, amplia sua relevância com uma série de inovações, visando o benefício de seus associados e da comunidade.

A nova ACI-NH/CB/EV/DI é resultado de um processo de diagnóstico interno (produtos, processos e pessoas) e externo (benchmarking e pesquisa com associados e ex-associados). O diagnóstico, que durou três meses, resultou em um plano de ação que vem sendo implementado desde abril de 2022. A execução está relacionada a criação de novas soluções aderentes às necessidades dos associados e da região; revisão do portfólio de produtos e processos; otimização de procedimentos internos e realocação, qualificação e ampliação da equipe em busca de sustentabilidade através da diversificação das fontes de receita.

“Recebemos uma entidade forte, porém com necessidade de mudar diante do novo cenário global e, especialmente, do novo perfil dos consumidores/associados. Tivemos que olhar para o futuro, sem esquecer o nosso passado”, afirma o presidente Diogo Leuck. O dirigente, juntamente com o vice-presidente de gestão estratégica, Eduardo Cansi, conduziu o processo de transformação, executado com o apoio da Consultoria ABC Negócios, do diretor Leandro Villela Cezimbra e da equipe interna de gestores da ACI.

“Recebemos uma entidade forte, porém com necessidade de mudar diante do novo cenário global e, especialmente, do novo perfil dos consumidores/associados. Tivemos que olhar para o futuro, sem esquecer o nosso passado”

Conforme Cansi, no âmbito do benchmarking, a ACI olhou para as principais ACIs do país, cujo amplo portfólio de produtos e serviços (saúde, educação e negócios) e foco na sustentabilidade financeira são diferenciais. A ACI entendeu a sua própria realidade através de pesquisa com mais de 300 empresas, entre sócias, ex-sócias e não sócias. Com base nas suas sinalizações convergentes, reestruturou-se para obter maior representatividade para todos os segmentos e tamanhos de negócios, criou produtos e serviços de valor diário percebido e passa a desenvolver uma comunicação mais ampla e próxima aos associados.

“A nova ACI surge para dar suporte aos diversos segmentos que formam a sua base de associados e abre caminho a uma forte expansão da sua representatividade. O comércio gerou 13,7 mil empregos, a indústria 23,7 mil e os serviços outros 25,3 mil em 2021, nas cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos. O Microempreendedor Individual (MEI), que nos dois últimos anos transformou-se em um ator muito importante, ao lado dos demais, agora passa a integrar o quadro de associados da entidade”, acrescenta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
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