Alunos gramadenses irão conhecer de perto costumes dos colonos

Por Gabrielle Pacheco

Durante 28ª Festa da Colônia de Gramado, a Escola Rural irá apresentar para 231 alunos, de escolas da rede municipal, os costumes dos colonos. Durante as visitas, os estudantes serão apresentados à rotina escolar dos anos 1960 e poderão conhecer um pouco da mobília da época e dos materiais escolares.

Além desse exercício de volta ao passado, os alunso também colocarão a mão na massa participando do preparo de lanches na Cozinha da Nona e da Oma. Buscando resgatar as brincadeiras simples e típicas da época da colonização, será ofertada uma oficina de brinquedos antigos, onde os jovens serão instigados a montar o jogo das cinco marias, cavalinhos de madeira, bonecas de sabugo, entre outros.

“Queremos realizar um resgate do lúdico, apresentando para os alunos os momentos especiais da rotina das crianças que viviam na colônia antigamente”, destaca Grasiela Gil, coordenadora da Escola Rural.

Outro momento importante das visitas é o Abrindo o Baú. Nesse espaço, moradores da comunidade que presenciaram o início da colonização do município e que vivem no interior até hoje, são convidados para relembrar hábitos e costumes do dia a dia no meio rural contando histórias de luta, sem esquecer, é claro, das alegrias e vantagens da vida no campo.

Os turistas e público em geral são convidados a participar das visitas guiadas à Escola Rural nos dias 25 de abril e 1º de maio, para, assim, conhecer um pouco mais dessa bela e rica colonização de Gramado. Além disso, para se deslocar até o Complexo da Festa da Colônia, onde acontecem essas atividades, os visitantes podem contar com transporte gratuito partindo da Rua Coberta de trinta em trinta minutos, a partir das 11h até às 21h30.

Foto: divulgação | Fonte: Assessoria
Publicidade

Você também pode gostar