O Uruguai tem o Brasil como um dos principais mercados emissores de turistas, com destaque para os brasileiros que visitam o país ao longo do ano. Durante o lançamento internacional da Feira Internacional de Turismo (Festuris), realizado em Punta del Este, o diretor de vendas e relações institucionais do Enjoy, Javier Azcurra, afirmou que cerca de 40% dos hóspedes do empreendimento são brasileiros. O evento contou com a presença de autoridades como o ministro do Turismo do Uruguai, Eduardo Sanguinetti, e o diretor-geral de Turismo de Maldonado, Martin lá Ventura.
Segundo Azcurra, a proximidade geográfica e os atrativos, como os cassinos, são fatores que impulsionam o turismo brasileiro no Uruguai, com uma ocupação média superior a 80%, inclusive no inverno. “Temos uma movimentação elevada durante o ano todo, sendo que quase metade dos nossos hóspedes são brasileiros”, afirmou o diretor.
O ministro Sanguinetti destacou a importância do público brasileiro para a economia turística do Uruguai e elogiou o Festuris como um dos principais responsáveis pela promoção do país. “O Festuris é a feira mais importante da América, e o Brasil e o restante do mundo estão presentes. Isso interessa muito para o Uruguai”, declarou o uruguaio.
O evento também contou com a participação dos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que reforçaram a relação entre o Uruguai e a feira de turismo realizada em Gramado. Zorzanello ressaltou que o Uruguai foi um dos primeiros países a participar do Festuris, enquanto Marta destacou o vínculo cultural e histórico entre as duas nações. “O Uruguai é a nossa casa quando se fala em internacionalização do Festuris. Temos orgulho de ser irmãos deste país”, afirmou Marta Rossi.
O Festuris ocorre desde 1989 e é uma feira de negócios focada no setor turístico. A edição de 2023 contou com a participação de 2,5 mil marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais, ocupando uma área de 27 mil m² em Gramado. A próxima edição está marcada para 7 a 10 de novembro deste ano.